Olá, como vai? Dando continuidade à série sobre o PMCDF (Project Manager Competency Development Framework), hoje vamos falar sobre a competência de desempenho, que assim como as competências Pessoal e de Conhecimento, também é abordada nessa importante publicação do PMI que fornece uma estrutura para a definição, avaliação e desenvolvimento das competências dos profissionais para lidarem com o gerenciamento de projetos, programas e portfólios.
Se você ainda não leu os outros posts desta série, acesse pelos links abaixo:
http://pmmindmap.com.br/pmcdf-competencia-pessoal/
http://pmmindmap.com.br/pmcdf-competencia-conhecimento/
Mas fique à vontade para ler na sequência que quiser, pois as três competências são igualmente necessárias para a completa formação profissional.
Neste Post vamos entender a Competência de Desempenho, que diz respeito à capacidade de realização de um profissional ao aplicar seus conhecimentos e habilidades individuais para atingir os objetivos do projeto.
É geralmente aceito que existe uma ligação causal entre a competência do profissional e o sucesso do projeto, programa ou portfólio.
As competências de desempenho estabelecidas no Framework PMCD fornecem o padrão, a estrutura e as linhas de base contra as quais um profissional pode ser medido. Avaliar a competência de desempenho dos gerentes de projetos e resolver deficiências pode ajudar tanto os profissionais quanto as organizações a maximizar essas competências para obter melhores resultados. No caso da competência de desempenho para a gestão de projetos, as dez unidades de competência são as mesmas áreas de conhecimento do PMBOK®, que quando avaliadas do ponto de vista da Competência de Conhecimento a unidade de medida é o quanto um profissional sabe sobre os processos, ferramentas e técnicas destinadas à execução das atividades, e quando avaliadas do ponto de vista da Competência de Desempenho a unidade de medida é o quanto o profissional consegue aplicar esses conhecimentos para obter melhores resultados.
Os critérios de desempenho precisam ser adaptados à organização específica de acordo com os processos, políticas de gerenciamento de projetos, programas e portfólios e da complexidade dos projetos organizacionais.
Como já foi dito, a referência para a avaliação de desempenho na gestão de projetos são as áreas de conhecimento do Guia PMBOK®, porém com a perspectiva do resultado. Ou seja, uma coisa é conhecer as dez áreas de conhecimento, os processos, ferramentas e técnicas de cada uma. Outra coisa bem diferente é possuir a habilidade de aplicar todo esse conhecimento em prol do sucesso do projeto.
Desta forma, do ponto de vista do desempenho, as dez áreas de conhecimento do Guia PMBOK® podem ser avaliadas da seguinte forma:
Todas as áreas de conhecimento possuem suas peculiaridades, cada técnica demanda um tipo de conhecimento do profissional e cada ferramenta, processo ou documento precisa ser adaptado à necessidade da organização para que o sucesso esperado possa acontecer. Mas isso não é uma garantia. Outros fatores organizacionais também podem influenciar esse resultado e precisam ser tratados com as habilidades descritas no post de Competência Pessoal.
Essa mesma abordagem deve ser tomada em relação aos três grupos de processos e as cinco áreas de conhecimento do Standard de Gestão de Portfólios do PMI, desta vez do ponto de vista da habilidade para desempenhar os processos, utilizar as ferramentas e técnicas e produzir os resultados esperados.
Neste ponto, é inevitável comparar as três competências do PMCDF com o famoso tripé da competência: Conhecimento, habilidade e atitude – mais conhecido como “CHA”. De acordo com essa teoria, o conceito de competência não é algo simples e calçado apenas em um ponto. Antes disso, deve ser fruto de um equilíbrio entre o saber, o saber fazer e o querer fazer.
Nos capítulos 3, 4 e 5 do PMCDF você pode encontrar uma relação detalhada de todas as competências, pessoais e de desempenho, esperadas para a gestão de projetos, programas e portfólios respectivamente.
No próximo posts, o último da série sobre o PMCDF, irei demostrar como gerar um plano de desenvolvimentos dos recursos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios através da avaliação das competências e levantamento das expectativas, levando em consideração a necessidade das organizações, o nível de conhecimento dos profissionais e os gaps a serem corrigidos.
Como o desempenho na gestão de projetos, programas e portfólios é avaliado em sua organização? Há critérios claros e bem definidos para a medição? E como você tem se empenhado para colocar todo o aprendizado obtido nos estudos em benefício dos seus resultados?
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Bons Projetos!
Paulo Mei
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