Olá, como vai? Hoje vamos falar sobre a competência de conhecimento, que é abordada no Framework PMCDF (Project Manager Competency Development), essa importante publicação do PMI que já está em sua terceira edição e fornece uma estrutura para a definição, avaliação e desenvolvimento das competências dos profissionais para lidarem com o gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Este post faz parte de uma séria que irá avaliar os três tipos de competências necessárias para os profissionais da área, além de sugerir meios para sua aplicação prática, buscando colaborar com o ambiente de projetos de sua organização.
Na publicação passada abordamos a Competência Pessoal. Se você ainda não leu acesse pelo link abaixo:
http://pmmindmap.com.br/pmcdf-competencia-pessoal/
Mas não se incomode com a sequência da leitura, no final tudo fará sentido para a completa formação profissional.
O PMCDF descreve três tipos de competências que são a Competência de Conhecimento, Competência de Desempenho e a Competência Pessoal. Vamos entender neste Post a competência de conhecimento que é o quanto um profissional sabe sobre a aplicação de processos, ferramentas e técnicas destinadas à execução das atividades.
A competência de conhecimento de fato não é descrita no PMCDF. Ela é apenas referenciada como sendo o conhecimento necessário para um profissional obter a certificação em uma área específica como a Certificação PMP para os gerentes de projetos, outras certificações do PMI ou qualquer outra acreditação internacional ou local para o gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Esse conteúdo é abordado por uma vasta literatura destinada a preparação dos candidatos para os exames de certificação.
No caso do PMI, mais especificamente a certificação PMP, a base de conhecimento para o exame de certificação é o PMBOK®, Project Management Book of Knowlege, embora as competências pessoais e de desempenho também sejam avaliadas. Há ainda outros materiais como os destinados à gestão de programas ou portfólios, além de outros, mais específicos, como os destinados à preparação para a certificação de gestão de cronograma ou gestão de riscos.
Para os interessados na certificação PMP, Projetct Management Professional, o Standard de Gerenciamento de Projetos ou PMBOK® aborda o ambiente de gerenciamento de projetos, os grupos de processos e as áreas de conhecimento. Os grupos de processos são Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento. Já as áreas de conhecimento são:
Já para os interessados na Gestão de Portfólios, o Standard do PMI traz 3 grupos de processos que são Definição, Alinhamento e Autorização/Controle, e 5 áreas de conhecimento:
Como se vê, há uma infinidade de conhecimento a ser adquirido para a formação de um bom profissional de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. E não estou aqui me limitando apenas ao conteúdo específico para a obtenção de uma certificação, mas todo o conteúdo gerencial, administrativo e técnico que possa colaborar com o bom desempenho das atividades e sucesso nos empreendimentos.
Nos próximos posts, ainda sobre o Framework PMCDF, irei descrever a competência de desempenho, que trata da aplicação do conhecimento gerencial para atingir os objetivos do projeto. E na última publicação dessa série vou demostrar como gerar um plano de desenvolvimentos dos recursos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios através da avaliação das competências, levando em consideração a necessidade das organizações, o nível de conhecimento dos profissionais e os gaps a serem corrigidos.
Como a sua organização tem propiciado o conhecimento formal de seus colaboradores? Há treinamentos que abordem esses aspectos? E você, o que tem estudado e lido ultimamente que tenha contribuído para sua formação profissional?
Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe com a gente suas experiências. Ao comentar clique em “Publicar também no Facebook” para levarmos esse assunto para um número maior de colegas.
Bons Projetos!
Paulo Mei
Deixe aqui seu comentário com uma conta Facebook ou logo abaixo, com uma conta de e-mail: