O que a análise SWOT tem a ver com os projetos

Análise SWOT e os Projetos
Compartilhar!

A Análise SWOT é uma das ferramentas gerenciais mais utilizadas no planejamento estratégico, tanto por pequenas como grandes empresas. Ela é útil para se analisar aspectos internos e externos à organização, servindo como base para a tomada de decisões.

Foi desenvolvida por Albert Humphrey na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970. Devido à sua simplicidade passou a ser muito utilizada, pois proporciona uma visão estruturada do posicionamento estratégico de uma organização.

O que é Análise SWOT

O termo SWOT é um acrônimo ou sigla composta pelas palavras Strengh, Weakness, Opportunities Threats em inglêsEm português podemos entender como pontos fortes ou forças, pontos fracos ou fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo conhecida como FOFA. Essa ferramenta gerencial é utilizada normalmente nas avaliações de alto nível para as decisões organizacionais que são tomadas no planejamento estratégico. Mas também é uma excelente forma de se analisar cenários para o lançamento de produtos ou serviços. Cada um dos seus elementos analisa um aspecto interno ou externo de uma organização em um dado momento ou período.

 




QUER RECEBER AVISOS SOBRE OUTROS CONTEÚDOS COMO ESTE?

Então faça como mais de 3.500 pessoas que assim como você querem se informar para ter sucesso nos projetos e negócios.



 

Os Aspectos Internos na Análise SWOT

Quadro parcial da Análise SWOT apenas com a parte interna de Forças e Fraquezas

Toda organização possui processos e recursos que podem ser um diferencial, representando seus pontos forte que precisam ser aproveitados estrategicamente. Mas também possui falhas ou deficiências que são seus pontos fracos e que precisam ser tratados ou eliminados.

  • Strengh ou análise dos pontos fortes. Toda organização precisa saber quais são as suas expertises, ou seja, o que ela sabe fazer bem e que recursos chave ela possui. Essa avaliação é fundamental para que a organização possa transformar suas qualidades em seus principais diferenciais competitivos.
  • Weakness ou análise dos pontos fracos. Tão importante quanto conhecer e aproveitar os pontos fortes é entender quais são os pontos fracos para detectar as vulnerabilidades, por exemplo com relação à carência de recursos importantes. Muitas decisões podem derivar dessa análise, com o objetivo de diminuir a exposição aos riscos que a organização tem em relação a esses fatores.

A análise dos pontos fortes e fracos propicia um conhecimento interno da organização

Os Aspectos Externos na Análise SWOT

Quadro parcial da Análise SWOT apenas com a parte interna de Ameaças e Oportunidades

A organização precisa estar atenta a tudo o que acontece em seu mercado ou no ambiente onde atua. Com isso pode desenvolver uma estratégia eficaz para se manter e prosperar nesse ambiente repleto de oportunidades e ameaças.

  • Opportunities ou análise das oportunidades procura identificar o que a organização pode fazer para melhorar seu desempenho ou posicionamento estratégico. Busca opções para ampliar sua participação no mercado e seus resultados.
  • Threats ou análise das ameaças procura antecipar situações que possam comprometer os negócios, possibilitando ações preventivas e gestão dos riscos.

A análise das oportunidades e ameaças propicia o conhecimento do mercado, concorrentes, economia etc.

A visão estratégica na tomada de decisão

A análise dos pontos fortes e fracos é voltada para dentro da organização. Suas estruturas, recursos e especialidades. Já a análise das oportunidades e ameaças e voltada para fora da organização, avaliando o mercado, concorrentes, economia etc.

Análise SWOT e a Estratégia

Em uma visão cruzada, a organização deve estudar e aprimorar suas forças, decorrentes das características internas, visando aproveitar as oportunidades. Com isso ela consegue colocar todo seu potencial para absorver o que há de bom em seu mercado de atuação.

Por outro lado, a organização precisa também conhecer a fundo suas fraquezas, decorrentes de suas falhas ou deficiências internas. Assim ela pode se antecipar e tomar medidas para proteger a organização. O objetivo deve ser diminuir a exposição ao risco que essas fraquezas possam gerar em relação às ameaças externas.

O que a análise SWOT tem a ver com os projetos

Entender as forças e fraquezas é fundamental para as decisões estratégicas visando aproveitar as oportunidades e defender a organização das ameaças. Mas para que realmente a organização aproveite esse conhecimento é preciso ir além e mudar o que for preciso.

Em meu artigo “Gestão de projetos – Como descomplicar para obter melhores resultados”, afirmei que as mudanças só se materializam através de projetos.

Alguns projetos podem ser lançados para compor o portfólio estratégico em função na análise SWOT. Por exemplo, projetos para utilizar as forças existentes e aproveitar oportunidades de negócio até então inexploradas por uma determinada empresa.

Mas como disse no artigo sobre Gestão de portfólio, nem todo projeto é estratégico. A organização pode aproveitar a visão das ameaças da análise SWOT para se reorganizar internamente, mantendo seu posicionamento de mercado. O objetivo deve ser diminuir as fraquezas em relação à concorrência, interferências da economia ou mudanças comportamentais dos clientes. Assim, pode lançar projetos operacionais para aproveitar melhor seus recursos, ganhando eficiência ou ampliando aquilo que já faz bem.

A estratégia por traz dos projetos

Conhecendo a Análise SWOT é possível entender como alguns projetos nascem ou por que fazem parte de um determinado portfólio. Uma organização precisa realizar projetos para cumprir com obrigações ou imposições legais, ou mesmo para manter aquilo que já faz. Mas isso não é tudo. Para crescer ela precisa se lançar em novos mercados, desenvolver novos produtos e conquistar novas posições estratégicas.

Agora quero saber sua opinião

Como os projetos são escolhidos na sua organização? Há um claro entendimento dos objetivos estratégicos por traz de cada projeto ou são escolhidos ao acaso? Você concorda que a análise SWOT pode ser uma boa fonte de informação para as decisões sobre os projetos?

Deixe seu comentário e compartilhe como sua organização vem lidando com essa importante questão.

Artigo publicado originalmente em 11 de dezembro de 2016

Bons Projetos e bons negócio!

Paulo Mei

Compartilhar!

Deixe aqui seu comentário com uma conta Facebook ou logo abaixo, com uma conta de e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos

Youtube
LinkedIn
Share
Instagram
//]]>