4 coisas que você precisa saber sobre Responsabilidade Profissional e o código de conduta do PMI

Compartilhar!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/291322972″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Olá, tudo bem? Hoje vamos abordar um assunto muito polêmico e que frequentemente traz riscos para o ambiente de negócios e empreendimentos, e consequentemente para os projetos. Estou me referindo às questões referentes à Ética e seus desdobramentos no comportamento das pessoas, como na responsabilidade social e profissional. Além disso vamos analisar o reflexo desta questão no código de conduta do PMI.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos da moral, estudando os valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, um grupo etc. A palavra ética é derivada do grego Ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter, definindo um modo de ser ou agir. De forma mais prática podemos entender esse conceito pela influência na conduta e comportamento no trabalho, levando à códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão dentro de um padrão de moral e costumes, decorrentes das Crenças e Valores.

Ética está relacionada ao caráter, e define o modo de ser ou agir

As Crenças são as convicções baseadas estritamente na exposição individual a um determinado ambiente e na moral e costumes desse ambiente. Já os Valores representam os padrões de medida de importância utilizados como critérios para avaliar as próprias ações e a dos outros, como sendo boas ou ruins.

Resumido, ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, fazer o bem, é não prejudicar o próximo, cumprindo os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. No âmbito corporativo, o indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

As crenças são as convicções e os valores os padrões de avaliação

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, dependo da área de atuação, mas há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.

No âmbito da gestão de projetos, O PMI cumpre com esse papel instituindo um código de ética. Como profissional na área de gerenciamento de projetos, os membros do PMI se comprometem a manter e cumprir o seguinte:

  • Defender um alto padrão de integridade e conduta profissional
  • Aceitar a responsabilidade de suas ações
  • Procurar continuamente aumentar a capacidade profissional
  • Atuar com justiça e honestidade
  • Encorajar outros na profissão a atuar de maneira ética e profissional

No que diz respeito à responsabilidade profissional o PMI apresenta 4 princípios:

Princípio #1: Assegurar Integridade e Profissionalismo

O primeiro princípio é a adesão aos requisitos legais, padrões éticos e normas sociais para proteger a comunidade e todos os stakeholders e reportar violações imediatamente. Esse princípio prega a verdade e transparência em relatórios, conversas e outras comunicações. Também defende o respeito ao copyright, leis e propriedades intelectuais, a não divulgação de dados não autorizados. É nesse princípio que o PMI se apega para talvez a questão mais polêmica, incentivando seus profissionais a não dar ou receber suborno ou presentes inapropriados. Também estimula o uso correto dos processos do Guia PMBOK®.

Princípio #2: Contribuir com a Base de Conhecimento

O segundo princípio leva o profissional a compartilhar as lições aprendidas, melhores práticas, pesquisas, etc., com a comunidade, visando melhorar a qualidade dos serviços de gerenciamento de projeto, edificar as capacidades de colegas e avançar a profissão. Fazem parte desse princípio o estímulo aos seus membros para escrever artigos sobre o assunto, auxiliar o aprendizado de outros colegas, orientar ou auxiliar outros gerentes de projetos, executar pesquisas sobre melhores práticas e para encontrar melhores métricas.

Princípio #3: Aumentar a competência individual

O terceiro princípio estimula os estudos visando aprimorar o conhecimento, aplicando em seu ambiente de trabalho para melhorar os seus serviços. Nesse processo é fundamental que o profissional entenda suas forças e fraquezas e se aplique em um aprendizado contínuo sobre as habilidades gerenciais.

Princípio #4: Promover a Interação entre Stakeholders

O quarto princípio visa assegurar um ambiente colaborativo de gerenciamento de projetos, de forma profissional e cooperativa, respeitando as diferenças culturais e pessoais. Para tanto é preciso que o gerente de projetos se aplique não apenas no conhecimento de técnicas e ferramentas gerenciais, chamadas de Hard Skills, mas também no estudo do comportamento humano, chamado de Soft Skills, entendendo e aceitando as diferenças de valores culturais, os choques culturais, as linguagens e ações não verbais etc. Um dos principais direcionamentos desse princípio estimula os profissionais a lidarem com os problemas e tratar os conflitos entre os membros da equipe e stakeholders assim que eles aparecerem, não postergando ou evitando o problema.

É esperado do profissional de gerenciamento de projetos vinculado ao PMI que ele respeite o código de conduta, que promova a diversidade e esforce-se para resolver questões ligadas à necessidades e objetivos conflitantes. Para tanto é indispensável um ótimo desempenho na habilidade de gerenciamento que eu considero uma das mais importantes, que é a comunicação. É fundamental entender os stakeholders e as demandas do projeto para comunicar claramente os objetivos e requisitos do projeto, o mais cedo possível, evitando dúvidas, divergência de expectativas, interpretações erradas e todos os conflitos decorrentes da má informação.

Evite conflitos através de uma boa comunicação

Você segue o código de conduta do PMI? Já presenciou quebra de ética em seu ambiente profissional? Conte suas histórias. Compartilhe também sua opinião com nossos colegas. Se preferir faça um comentário e permita que ele apareça também nas redes sociais. Basta clicar em “Publicar também no Facebook” logo abaixo de seu comentário.

Bons Projetos!

Paulo Mei

Compartilhar!

Deixe aqui seu comentário com uma conta Facebook ou logo abaixo, com uma conta de e-mail:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos

Youtube
LinkedIn
Share
Instagram
//]]>