Simplicidade na Gestão de Projetos, Portfólios e Negócio

Compartilhar!

Post5-960x540

Olá meus colegas de profissão. No editorial da edição de março da E-News do PMI dividi com vocês a impressão que venho tendo nos últimos anos a respeito da necessidade de simplificação da gestão de projetos. Para os que não tiveram a oportunidade de ler esta edição, vou repetir aqui o que publiquei.

Desde 2012 atuo de forma independente e venho prestando consultoria e ministrando treinamentos para organizações de vários segmentos como saúde, ensino, institutos de pesquisa, energia elétrica, farmacêutico, agências de comunicação e marketing, telecomunicações e cosméticos. Em todos esses anos minha atuação tem sido constantemente pautada por uma demanda unânime em todas as organizações por onde passei: A simplicidade em busca de melhores resultados de negócio.

SIMPLES ≠ SIMPLISTA

Esse movimento tem sido motivado pelos resultados de pesquisas como a Pulse of the Profession do PMI® e a pesquisa de maturidade PRADO-MPCM do Professor Darci Prado.

Pulse of the ProfessionImagem Prado MPCM

Ambas, a primeira divulgada anualmente em nível mundial e a segunda divulgada a cada dois anos em nível nacional, não têm apresentado resultados muito animadores quanto ao nível de desperdício na gestão de projetos e quanto ao sucesso para se atingir os resultados que realmente interessam na cabeça de executivos, clientes e outros importantes interessados na gestão de projetos que são os resultados de negócio.

Por isso convido a todos para se juntarem a mim e a outros colegas que também estão trabalhando na constante busca pela essência da gestão de projetos, estabelecendo o nível ideal de burocracia, implantando PMO’s mais focados em resultados de negócio, desenvolvendo e implantando métodos, ferramentas, modelos e governanças mais adequados à nova definição de sucesso que aceita pequenos desvios de escopo, prazo e custo desde que com qualidade e acima de tudo, com entrega de valor e com os resultados de negócio esperados.

Para tanto precisamos de profissionais qualificados, tanto na gestão quanto na equipe dos projetos e escritórios de projetos, utilização eficiente das melhores práticas, processos e governança, comunicação adequada não só do plano do projeto e de sua execução, mas principalmente do objetivo de negócio a ser perseguido, e fundamentalmente engajamento de todos os principais envolvidos.

Espero que você utilize todo o conjunto de melhores práticas do PMI® e outas práticas reconhecidas de mercado em busca dessa essência e colabore para que nas próximas edições das pesquisas mencionadas os resultados sejam bem melhores.

A propósito, a pesquisa PRADO-MPCM está coletando dados esse ano para divulgar um novo resultado bianual. Participe! Faça o teste de maturidade em sua organização ou departamento e colabore com a pesquisa, pois quanto maior a amostra, mais significativo o resultado.

Acesso às pesquisas citadas:

Pulse of theProfession www.pmi.org

PRADO-MPCM www.maturityresearch.com

Gostou desse post? Então vamos lá, compartilhe, comente…. Se preferir faça os dois ao mesmo tempo. Basta clicar em “Publicar também no Facebook” logo abaixo de seu comentário para divulgar esse conteúdo e sua opinião com nossos amigos.

Bons Projetos!

Paulo Mei

 

Compartilhar!

Deixe aqui seu comentário com uma conta Facebook ou logo abaixo, com uma conta de e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos

Youtube
LinkedIn
Share
Instagram
//]]>